Despois do encerramento forçado pela Pandemia, o Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique reabre aos Visitantes. Fica a conhecer a História deste Parque Nacional Moçambicano que começou há mais de 100 anos e que a National Geographic intitulou como o último reduto do paraíso. Vê o incrível vídeo que descobrimos.
A HISTÓRIA DA GORONGOSA
A Gorongosa é um dos melhores Parques Naturais de África e aqui os Elefantes e os Leões falam Português :) O Parque tem o enfoque não só na Biodiversidade mas também no potencial económico para os habitantes da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa, Província de Sofala em Moçambique.
Fica situado na zona final do Grande Rift Africano e engloba atualmente 4.000Km2. Foi inicialmente uma reserva de caça criada em 1920 pela Companhia de Moçambique, uma empresa privada a quem o Governo de Portugal deu por concessão vastas áreas do território da então colónia. A Gorongosa vai crescendo, anexando várias áreas e construindo acampamentos para receber visitantes e, em 1960, é constituída como Parque Nacional. É visitada por várias estrelas de Holywood que ali fazem férias como John Wayne, Joan Crawford e Gregory Peck. Em 1975 Moçambique alcança a Independência. A Guerra Civil começa em 1977 e prolonga-se até 1992. A Gorongosa torna-se um palco de guerra e a devastação dos animais é extrema. Após a guerra, entre 1992 e 1994, caçadores profissionais lucram com a instabilidade no país. Estima-se que neste período se perdeu 90% da Fauna do Parque . Foi, literalmente, uma carnificina. Em 1994 acontecem as primeiras eleições nacionais multipartidárias e a União Europeia e Banco de Desenvolvimento Africano apoiam a reabilitação da Gorongosa, que avança lentamente e com muita dedicação pessoal do staff do Parque. Em 2004 Gregory Carr, um empreendedor Americano que enriqueceu nos primeiros tempos da Internet, visita o Parque e decide dedicar-se à sua recuperação. Cria uma ONG, consegue fundos nos Estados Unidos, assina um Memorando de Entendimento com o Governo de Moçambique, rodeia-se de cientistas e conservacionistas de todo o Mundo e inicia um trabalho de recuperação do Parque da Gorongosa hoje reconhecido Mundialmente, Em 2007 os Leões regressavam à Gorongosa para entusiamos de todos os envolvidos. Em 2008 o Programa 60 Minutos da CBS faz uma reportagem sobre o Parque que volta ao Imaginários dos Viajantes Internacionais. Poucos meses depois o Parque pode abrir o primeiro Camping de Luxo. Em 2010 a National Geographic realiza o Filme "Africa Last Eden" sobre a Gorongosa e num gesto de reconhecimento o Governo de Moçambique integra no Parque a Serra da Gorongosa. Em 2013 é a BBC Vida Selvagem a filmar a Gorongosa. Desde então a Gorongosa não parou de caminhar em direção restabelecimento da fauna local, integrando as comunidades no projeto com a construção de escolas, centros de saúde e apoiando um desenvolvimento sustentável. É hoje, a nível global, um exemplo de Conservação e Reabilitação, um exemplo de tenacidade, amor à Natureza e, sobretudo, um exemplo de Esperança. o último paraíso em áfrica
Este vídeo vai colocar-te a caminho do Aeroporto.
uma história de sucesso
Para além do regresso de várias Espécies, como o Leão, uma forma de avaliares o sucesso da Gorongosa é a Evolução da população de Elefantes. A última contagem antes da Guerra contabilizou 2.500 Elefantes, dos quais apenas duas centenas sobreviveram. Atualmente os esforços conjuntos do Governo Moçambicano da Fundação Carr e da Comunidade Internacional permitiram recuperar a população de Elefantes para os 800 animais: Parabéns Gorongosa!
lê mais
FOTOS DA EXPEDIÇÃO À ISLÂNDIA
FOTOS DO NOSSO TREKKING NO DESERTO AS CASCATAS MAIS BELAS DA ISLÂNDIA O QUE PRECISAS SABER ANTES DE VIAJAR PARA A TAILÂNDIA O QUE VISITAR EM TÓQUIO (COM MAPA) vê os vídeos |
BLOG PORTUGUESES EM VIAGEMARTIGOS:
Tudo
|