Portugueses em Viagem
  • EXPEDICOES
  • QUEMSOMOS
  • RESERVAR
  • NOVIDADES!

portugueses em viagem

Mancora

IR

Autora

 Imagem
Cristina Lima
34 Anos, Engenheira Industrial
Data da Viagem: 2012

contacto directo

Porquê ir ?

Mancora é uma pequena vila de pescadores, com um clima bem agradável (sol e calor todo o ano), óptima para o surf e com um pôr-do-sol fantástico. Fica estrategicamente bem localizada, a cerca de 120kms do Equador, proporcionando um bom local de paragem para descanso em viagem, para aproveitar a noite animada ao fim-de-semana ou simplesmente para relaxar à beira-mar.

Como Chegar ?

O visto no Peru é tratado à chegada. Se entrares por terra, normalmente são concedidos 90 dias, se for por via área são 180. Mas pela minha experiência, não há regra aqui… A fronteira mais próxima é a do Equador, sei que não é “muito famosa” mas não a atravessei. Há 2 formas para chegar a Mancora vindo de Lima. Via terrestre com a Oltursa ou Cruz del Sur, são ambas das melhores companhias que há no Peru. São cerca de 16h (mas facilmente descamba para atrasos) para percorrer 1160 kms. Os autocarros são confortáveis, servem refeições a bordo, WC, filmes e Wi-Fi (quando funciona). O preço ronda os 120 soles por viagem. Por via área (que foi a minha neste caso), a opção mais cara, com a LAN Peru, TACA ou STAR Peru. Existem 3 aeroportos domésticos (Piura, Tumbes, Talara) a uma distância razoável de Mancora. Eu voei para Talara com a STAR Peru. São cerca de 2h de viagem com uma paragem em Tumbes para entrada e saída de passageiros. Vindo do Equador, há autocarros directos de Guayaquil com a CIFA e que demoram aproximadamente 8h, é a maneira mais segura para passar a fronteira. O preço ronda os 50 soles por viagem.

Onde Dormir ?

Kokopelli Hostel: ambiente agradável e super descontraído, boa localização, todos os dormitórios têm WC privativo, Wi-Fi, piscina, bar, servem refeições. O pequeno-almoço deixa um pouco a desejar. Foi o meu local de eleição para me hospedar - 30 soles dorm 8, 38 soles dorm 4, 50 soles duplo (http://www.hostelkokopelli.com/). Ah, quem tem medo de cães e não conseguir lidar com o Mango e o Pisco diariamente a deitarem-se nos sofás não vá! :) 

La Quebrada Hotel: situado por trás do Kokopelli, numa zona mais sossegada, rodeado de uma zona verde, Wi-Fi, WC privado. Poderá ser mais complicado lá chegar à noite pela falta de luz na estrada e se chover (é raro mas acontece) poderás ter de te enfiar na banheira vestido e tudo, pela lama que vais acarretar contigo. Quarto duplo a partir de 30 soles. http://www.vivamancora.com/laquebrada/index.html

Hotel del Wawa: este é um hotel mais “posh”, situado mesmo na praia com acesso privado, tem a sua própria escola de surf e um restaurante. http://www.delwawa.com/

Onde Comer ?

Kiba: situado na rua principal, mesmo ao lado do Kokopelli e servem fantásticos sumos naturais (entre 5 e 8 soles o jarro) e sanduiches (cerca de 6 soles). O meu local de eleição para o pequeno-almoço! Têm também bons pratos principais que variam entre 10 e 20 soles. 

Green Eggs and Ham: mais caro que o Kiba mas com comida fantástica como panquecas, waffles e tostas para pequeno-almoço. Ideal para um final de tarde para petiscar algo e deliciar-se com o fantástico pôr-do-sol pois fica mesmo sobre a praia. Os pratos variam entre os 15 e 25 soles. Seguir pela estrada de terra batida em frente ao Kiba, em direcção ao mar. 

Tao: situado na rua principal, de comida tailandesa para variar um pouco da peruana. Os pratos variam entre os 15 e os 40 soles. - Jasusi: o melhor ceviche (prato típico peruano) da vila. Fica um pouco mais afastado do centro, na Urb. Américas nº 100. Os pratos variam entre os 10 e os 30 soles.

El Sitio: situado na rua principal, em frente ao ATM, e tem as melhores pizzas da área. Só abre à noite e não tem placa indicativa com o nome. As pizzas variam entre 15 e 25 soles.
 Imagem

Transportes

A melhor forma de te deslocares é a pé, mas com as mochilas poderá ser complicado percorreres distâncias maiores. As mototaxis cobram 1,5 soles para qualquer parte da cidade. Já sabes, tás na América do Sul e vão-te tentar enganar. :) Para as praias mais distantes como Punta Sal ou Organos, podes apanhar um colectivo por 5 soles. Partem com frequência da zona da estação rodoviária, mas cá fora. É fácil, basta estares atento às pessoas que põem a cabeça de fora de umas carrinhas e gritam o destino…

Serviços que Recomendo

Há imensos tours possíveis como em qualquer local turístico. Por exemplo ir a El ñuro para ver as tartarugas, fazer slide ou passeio de canoa nos Manguezais. Se tiveres interessado é só consultares preços e sentires por ti a credibilidade das imensas “agências” existentes.

Como se diz Obrigado?

Gracias.

Onde é que se toma café?

Não se toma...

Como se diz dá-me um beijo?

Não é necessário pedir... :)
 Imagem

Visitar ?

Mancora não tem muito para ver, é mais um local para aproveitar a praia e o surf, por isso o que aconselho é: 

Disfrutar do belíssimo pôr-do-sol com um Maracuya Sour na mão, enquanto a música dos bares começa a soar! No Victor’s Surf School são 2 por 15 soles. 

Full Moon Parties no The Point e acontecem uma vez por mês. A entrada é gratuita mas precisas de estar atento ao calendário das luas, pois só acontece no sábado de lua cheia. A melhor hora para ir é por volta da meia-noite para evitar as grandes filas. Uma mototaxi até lá custa 5 soles. Não te atrevas a ir a pé se tiveres no centro. 

Aulas de Yoga com a Krista, acontecem todas as manhãs (bem cedo) e ao final do dia. Normalmente a da manhã é na praia em frente ao Hotel del Wawa, e a da tarde é no topo de um edifício mesmo ao lado do Green Eggs and Ham. Não é necessário marcar, é só aparecer. Cada aula ronda os 20 soles mas há “passes” semanais e mensais. 

Aulas de Surf, 40 soles por 2h das instruções básicas. Inclui todo o equipamento e podes ficar todo o dia a cair da prancha. A melhor escola é a Victor’s Surf School. 

Aula de Kitesurf, 250 dólares por 3 dias, inclui equipamento. A melhor escola é a Peru Kite (http://www.perukitemancora.com/). 

Aulas de Muay Thai: - Para os mais corajosos, todas as segundas, quartas e sextas às 19h no Psygon Surf Camp. Fica em frente ao The Point Hostel e cada aula custa 10 soles.

Fora dos Guias Oficiais

Tudo o que não está nos Guias Oficiais :)

Onde se sai à noite ? 

Em todo o lado com música e há para todos os gostos.

Cuidados a ter ?

Mancora é uma vila relativamente tranquila mas, nunca te esqueças que estás na América do Sul e que os turistas são vistos como dólares ambulantes. Guardar todos os objectos de valor nos lockers do hostel e evitar a todo o custo andar com o passaporte e cartões de crédito. Evita andar à noite na praia, junto aos bares é tranquilo. A noite pode tornar-se algo violenta devido ao excesso de álcool e ao machismo existente no povo peruano. Eles adoram mostrar que sabem lutar… Para as mulheres poderá ser um pouco chato ter de lidar com os olhares, toques e tentativas exaustivas de aproximação por parte dos homens peruanos. Nunca comprar nada a um condutor de mototaxi, especialmente droga! Evita os restaurantes junto à praia, a higiene não é das melhores. Muito cuidado com o sol, estás junto à linha do Equador e aquilo queima a sério, nem que seja por 1h. A não ser que queiras festas com música até de madrugada, muito álcool, droga e vómitos no quarto, evita o Loki del Mar Hostel. Costumam ter festas temáticas quase todos os dias, uma delas a do beijo…
 Imagem
ESCREVE UM GUIA DE VIAGEM
A Responsabilidade e Propriedade Intelectual de todas as Informações neste Guia permanecem e são exclusivas do Autor/a do mesmo.  Todos os direitos são reservados ao referido Autor/a 
Imagem

NOVIDADES I PERGUNTAS FREQUENTES  I ​TRANSPARÊNCIA I ​PROTECÇÃO DE DADOS
​

#portuguesesemviagem

NEWSLETTER    EMAIL    FACEBOOK    INSTAGRAM    ​YOUTUBE VOLTA AO MUNDO     PÚBLICO   TVI    EXPRESSO   DIÁRIO DE NOTÍCIAS   RDP-ÁFRICA
Imagem
Vertical Divider
Todos os Direitos Reservados. 
RNAVT: 5067
  • EXPEDICOES
  • QUEMSOMOS
  • RESERVAR
  • NOVIDADES!